Como advogados, temos como premissa básica a Justiça e, para fazermos Justiça à nossa história, não poderíamos deixar de lembrar e prestar nossa homenagem a duas pessoas especiais, profissionais que se destacaram pela sua atuação no Direito e cujo legado ainda hoje nos orienta: Dr. José Gomes Santos Cruz e Dr. Hélio Menezes.
Suas biografias são extremamente enriquecedoras e bem definem os excelentes profissionais que foram em vida. Embora não esgotem tudo que de bom tenhamos a dizer sobre eles, permitam-nos compartilhar essas histórias especiais em um momento no qual falar sobre eles ainda se revela tarefa por demais difícil, tão penosa a falta que fazem.
Dr. José Gomes Santos Cruz
José Gomes Santos Cruz, jurista de escol, dentre outras atividades foi Promotor de Justiça, Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, Presidente do TRE-BA, Procurador Geral do Estado, Professor da UFBA, onde também se formou, Diretor Jurídico do Banco do Estado da Bahia e advogado militante, responsável pelo patrocínio de importantes causas na Bahia. Mantinha grandiosa biblioteca pessoal, que se constituía num dos seus maiores prazeres. Sempre disposto a ajudar e orientar os colegas, Dr. Santos Cruz, como era conhecido, destacava-se pela enorme e variada gama de conhecimentos sobre temas os mais diversos da ciência do Direito, literatura e refinado gosto pela música erudita, bem assim pela grande rede de pessoas com quem interagia. Falecido em 26/07/2008, deixando enorme saudade e um vazio dolorido em todos aqueles que tiveram a honra e o prazer de desfrutar de sua companhia, liderança e amizade!Dr. Hélio Santos Menezes
Hélio Santos Menezes, advogado, formado em Direito pela Universidade Federal da Bahia, exerceu desde sempre a advocacia, iniciando suas atividades na Companhia de Energia Elétrica da Bahia – CEEB, posteriormente transformada na COELBA, onde alcançou o posto de Chefia do Departamento Jurídico, exercido por muitos anos. Militante diuturno, o exercício da advocacia foi sua única atividade remunerada. Montou sua própria banca de advocacia, tendo ao longo de sua trajetória patrocinado milhares de processos judiciais, além de ter chefiado as assessorias jurídicas da Delegacia Regional do Trabalho, do Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares da Bahia e da Junta Comercial do Estado da Bahia. Com larga experiência, destreza profissional e enorme simpatia pessoal, era conhecido pelo trato respeitoso e gozava de excelente conceito no seio da magistratura, dos colegas advogados, amigos, familiares e com todos com quem interagia, sendo um exemplo de profissional também por sua retidão de caráter e humildade! Dr. Hélio Menezes faleceu em 25/11/2008, deixando uma lacuna no coração de seus familiares, amigos e admiradores que jamais será preenchida!